i
Blog

Esthetic Company

As principais causas da queda de cabelo

A queda capilar pode afetar bastante a nossa autoestima. Mas antes de falarmos sobre as causas que provocam a queda de cabelo, devemos explicar que todo mundo perde uma quantidade de cabelo todos os dias. Isso é normal e faz parte do ciclo do cabelo.

Entretanto, quando essa queda foge da normalidade e começamos a notar uma certa diferença no padrão do cabelo, como por exemplo alguma falha no couro cabeludo onde antes havia bastante cabelo, talvez seja a hora de começar a se preocupar.

O fato de os fios estarem caindo pode estar ligado a outras coisas que estão acontecendo no organismo. Existem várias causas possíveis para este caso, e é disso que vamos falar por aqui.

Estresse

O psicológico afeta quase tudo no nosso organismo, e com o cabelo não seria diferente. Casos de estresse físico ou psicológico acabam alterando o funcionamento hormonal, ocasionando em queda de cabelo.

Tabagismo

Você já percebeu que no maço de cigarro vem um aviso de alerta sobre substâncias tóxicas? Não é à toa, pois passar anos tragando essas substâncias pode prejudicar o funcionamento dos vasos sanguíneos que chegam às extremidades. O resultado é um couro cabeludo menos abastecido, menos funcional e, consequentemente, com mais queda.

Anemia

A carência de ferro prejudica a distribuição de oxigênio, sangue e nutrientes pelo organismo. Com isso, a estrutura capilar fica comprometida, causando queda. Lembrando que a anemia também pode ser causada por baixos níveis de vitamina B12!

Gravidez

A queda de cabelo pode aparecer nos períodos seguintes ao parto. Isso acontece por conta das alterações hormonais e, em alguns casos, do próprio estresse causado pela parição. 

Medicações

Certos medicamentos possuem como efeito colateral a queda capilar, como por exemplo os antidepressivos e remédios para hipertensão. Caso isso aconteça, leve a situação para o médico responsável pelo tratamento e discuta as possibilidades.

Hipotireoidismo

Nesse caso, a tireóide deixa de produzir a quantidade suficiente de hormônios. Algum desses hormônios são necessários para o crescimento capilar e a falta deles certamente acarretará na queda de cabelo.   

Alopecia

Agora, caso a queda não esteja relacionada a nenhum desses fatores, pode-se considerar o diagnóstico de Alopecia Androgenética a calvície! Nesse caso, as causas são hereditárias e seus resultados podem ser amenizados com o uso de medicamentos, transplante, ou terapia capilar . Falamos melhor sobre ela em outro blog, acesse aqui

Socorro! Não quero perder meus cabelos!

Até aqui já deu pra notar que, embora muitos fatores possam estar ligados à queda de cabelo, o nosso estilo de vida influencia muito nessa questão. Logo, uma rotina de hábitos saudáveis, alimentação equilibrada e cuidados que vão além da estética e que devem priorizar a saúde dos fios, seja no procedimento, ou nos produtos escolhidos, são pontos fundamentais.

Cuidados simples incorporados ao nosso dia a dia também ajudam na prevenção, como evitar lavar o cabelo com água quente, não dormir com ele molhado ou preso. Ah, já falamos da alimentação equilibrada? Já, mas vale sempre ressaltar que uma alimentação rica em proteína, encontrada em alimentos como peixes, ovos, vegetais verde-escuros e frutas vermelhas por exemplo, vai contribuir e muito para a sua saúde e a do seus fios também.

É importante ressaltar que em casos de estresse,  doenças, ou também de alguns medicamentos que podem contribuir para a queda de cabelo, é fundamental sempre conversar sobre a questão com o médico para juntos encontrarem a melhor maneira para tratar o problema.
Uma ótima aliada até como forma preventiva da queda capilar é a terapia capilar. Ela atua através de diferentes técnicas de tratamento de patologias capilares que possam atingir os fios e o couro cabeludo sendo, portanto, um tratamento profundo envolvendo toda a estrutura capilar. Saiba mais sobre a terapia capilar aqui!

E aí? Gostaram? Ficaram com alguma dúvida? Manda pra gente, vamos adorar conversar com vocês. 

Whatsapp: (11) 98939-0257

× Agende agora!