i
Blog

Esthetic Company

Coloração temporária e permanente: entenda as diferenças!

Quando decidimos aderir a coloração, uma das primeiras coisas que a gente pensa é, sem dúvidas, o que a tintura de cabelo realmente faz em nossos fios. A verdade é que alguns produtos químicos acabam quebrando os pigmentos naturais do cabelo e por isso é tão importante saber diferenciar os tipos de coloração e escolher um profissional qualificado para cuidar dos seus fios.

Portanto, se você decidiu tingir o cabelo, deve estar se perguntando: qual a diferença entre coloração temporária e permanente? Para entender melhor sobre o assunto, reunimos as melhores informações e dicas para cuidar dos cabelos após a coloração.

Antes disso, que tal seguir a nossa página no Instagram para acompanhar outras dicas de beleza e bem-estar? Tudo certo? Então vamos lá!

Qual é a diferença entre tinta de cabelo permanente e temporária?

A primeira coisa que você precisa entender é o que significa cada um dos tipos de coloração e quais são as diferenças entre eles.

Coloração permanente

A coloração permanente é o que as pessoas costumam chamar de “tintura de cabelo”.

Ela é ideal para quem quer mesmo mudar a cor de cabelo. Se você tem o cabelo castanho, por exemplo, e quiser ser ruiva, então a melhor opção é a coloração permanente.

Na coloração permanente, você irá adicionar a pigmentação no cabelo, e a cor escolhida irá substituir o pigmento natural dos seus fios.

Isso acontece abrindo a cutícula para deixar a tinta entrar no cabelo e depositar a cor permanente.

A pergunta que fica, então, é:

Então, quanto tempo dura a cor do cabelo permanente? 

Tecnicamente, ela nunca sai de verdade, mas a cor vai desaparecendo com o tempo conforme vocè vai lavando o cabelo, e certamente pode ser tingida com uma nova tonalidade sempre que você estiver com disposição para uma mudança.

Quando optar pela coloração permanente?

Em geral, as pessoas optam pela coloração permanente nas seguintes situações:

Para livrar-se dos cabelos brancos

Como a cor permanente do cabelo realmente altera a cor do seu cabelo, é o padrão ouro para cobrir tons de cinza. Isso ocorre porque não se trata apenas de encobri-los ou mesclá-los, mas de transformá-los de cinza para outra cor. 

Assim, a maioria dos especialistas em coloração de cabelo dirá que, se suas mechas forem mais de 25% grisalhas, a coloração permanente é para você.

Iluminar cabelos virgens

A coloração permanente do cabelo pode também iluminar o cabelo virgem. O cabelo virgem é aquele que nunca foi pintado.

Isso pode ser feito com um processo de até dois tons sem a necessidade de realizar etapas adicionais, como descoloração, por exemplo.

Assim, você pode economizar tempo, esforço e uma etapa extra de complexidade quando o assunto é coloração.

Retomar a cor intensa

Como a coloração permanente é para quem pensa a longo prazo, você pode utilizar esse processo para manter uma pigmentação forte, intensa e que não desbota rapidamente como a coloração temporária, por exemplo.

Coloração temporária

O grande diferencial da coloração temporária é que ela não possui amônia em seu processo. Isso significa que a coloração, portanto, não penetra no fio depois da cutícula.

Em vez disso, esses pigmentos envolvem a cutícula do cabelo, criando uma camada de cor que é gradualmente removida. 

Você pode pensar na coloração temporária como um batom, por exemplo. Ao longo do tempo, ele vai saindo e você poderá tentar outra tonalidade ou manter os fios mais naturais. É claro que, nesse caso, a coloração não sai tão rápido quanto um batom.

Quando optar pela coloração temporária?

A coloração temporária é a queridinha para quem busca soluções mais rápidas e sem se preocupar muito com a manutenção. Confira mais detalhes a seguir!

Sem comprometer tanto os fios

Se você deseja experimentar um novo tom do qual você não tem certeza se vai gostar ou se você é do tipo aventureira que se apaixona por uma tendência de cor de cabelo diferente a cada estação, então a coloração temporária pode ser a melhor alternativa. 

Com a coloração temporária, você consegue trocar os tons e escolher outras pigmentações de tempos em tempos!

Para retocar apenas a raiz

Você quer soluções mais rápidas para as suas manutenções? Quer apenas dar um toque na raiz? Então a coloração temporária pode ser uma boa opção pra você!

Qual tipo de coloração é mais adequada para o cabelo?

A verdade é que não existe uma receita pronta para isso. O ideal é encontrar o seu cabeleireiro e, após uma análise dos fios e também das suas intenções com a coloração, ele poderá identificar a melhor alternativa e os melhores cuidados para você manter seus fios lindos e intensos.

Não sabe muito bem por onde começar? Não se preocupe! A gente te ajuda! Temos uma equipe incrível de profissionais e coloristas super qualificados para oferecer o melhor cuidado para você e seus cabelos. Agende o seu horário agora mesmo!

Quer saber mais sobre cuidados de beleza e bem-estar? Dê uma olhadinha nos outros artigos do nosso blog!

× Agende agora!